Sobre Joel Fernandes

Instructions
Equipa de Basquetebol do Belenenses

Licenciado em Fisioterapia, com Pós-Graduações em Fisioterapia no Desporto e Treino Personalizado, cedo direccionei a minha carreira profissional para a fisioterapia no desporto trabalhando em diferentes desportos como Futebol (Portimonense Sporting Clube), Basquetebol (Campos MVP e Belenenses), Ginástica Rítmica (FIG Word Cup series), Atletismo (Federação Portuguesa de Atletismo), Karate (Campeonato Mundial de Karate JSKA-Portugal) e Jiu-Jitsu (apoio a atletas). Durante este período tive a chance de participar como fisioterapeuta em vários eventos desportivos internacionais em todo o mundo.

Foi através destas diferentes experiências que eu percebi que independentemente do desporto que praticas, terás ainda assim de ser capaz de realizar padrões básicos de movimento para garantir uma boa saúde músculo-esquelética. O movimento humano tornou-se minha obsessão orientando minha educação contínua ao longo dos anos.

Fisioterapia Instructions Portimonense SC
Portimonense Sporting Clube

Alguma da minha formação adicional inclui as seguintes metodologias: Mulligan Concept, FMS (Functional Movement Screen), SFMA (Selective Functional Movement Assessment), DNS (Dynamic Neuromuscular Stabilization), NKT (Neurokinetic Therapy) e AIM (Anatomy in Motion). Nos últimos anos, tive a oportunidade de colaborar com o FMS e o SFMA como instrutor assistente em Portugal e auxiliar vários cursos do NKT em Londres.

Eu descrevo-me como uma pessoa prática que desenvolveu um estilo único fundindo os mundos da reabilitação e exercício como forma de melhor reabilitar e preparar os atletas/pessoas para as necessidades diárias das suas vidas.

Instructions Selecção Nacional
Selecção Nacional de Atletismo

Um dos períodos mais difíceis e definidores da minha vida foi em 2013 quando a minha Mãe estava a lutar contra um cancro terminal. Eu não estava a crescer profissionalmente e precisava de alguma coisa como foco positivo. O Your Best Move (YBM) nasceu nestes tempos emocionais e tornou-se nessa COISA. Deu-me força para ajudar a minha família durante aquele período difícil e foi crescendo pouco a pouco até se tornar na minha principal ocupação. Ajudou-me a evoluir profissionalmente explorando e integrando as diferentes metodologias que fui estudando ao longo dos anos.

Além de ser meu trabalho, YBM representa para mim a capacidade de nos reinventarmos e superarmo-nos nos momentos mais difíceis.

Ninguém vai bater mais forte que a vida. Mas não é sobre o quão forte tu bates. É sobre o quão forte tu és atingido e continuas a seguir em frente.
– Rocky Balboa

Serviços

Fisioterapia em Férias

O conceito é muito simples, eliminar as suas dores e melhorar a forma como se move enquanto disfruta de umas merecidas férias. Nada mau, certo?

A base de operações do YBM fica situada na cidade de Portimão no sul de Portugal, inserido no resort Vila Rosa.  . Aqui poderá mergulhar na descoberta das belezas naturais desta região, ao mesmo tempo que recupera da lesão que o incomoda e limita a sua qualidade da sua vida.

O YBM tem flexibilidade de horários de forma a adaptar-se da melhor forma ás suas actividades extra-fisioterapia. O objectivo é que possa conciliar da melhor maneira as duas vertentes: Férias e Fisioterapia.

Aqui o que pretendemos é ir atrás da causa dos sintomas e não apenas da sua consequência de forma a eliminar o problema de forma permanente.

Se quer a minha ajuda entre em contacto comigo por telefone (+351 918 230 861) ou email (contact@yourbestmove.pt).

Desprenda-se do seu quotidiano e das suas dores embarcando numa experiência única com benefícios extraordinários para a sua saúde.

Fisioterapia e Reabilitação de Movimento


Excepto em situações de traumatismo, o local da dor não é a causa do problema, é apenas a sua consequência. No YBM o objectivo principal é descobrir a origem do problema e tratá-lo. É nesta premissa que se baseia o meu trabalho, aliando as terapias manuais à prática de movimento como forma de eliminar a dor e optimizar a funcionalidade dos pacientes.

É efectuada uma bateria de testes de movimento que irá desafiar sua a mobilidade e controlo motor, correlacionando o comportamento da dor com o seu perfil de movimento. Esta abordagem individualizada ajuda a descobrir a origem especifica do problema direccionando depois a intervenção terapêutica.

O processo de reabilitação passa pela eliminação de compensações ao nível do controlo motor e compromissos estruturais presentes no corpo, seguindo-se o reforço de padrões movimento que sustentem as alterações que foram introduzidas no sistema neuro-musculo-esquelético.

Procuro resultados de longa duração e não apenas uma breve interrupção dos sintomas. Ensino o paciente a ser parte activa neste processo ajudando-o a desenvolver estratégias ao nível do exercício e ergonomia que o possibilitem experienciar uma vida activa sem dor.

No YBM as pessoas são ensinadas a ajudarem-se a si próprias sendo elas as principais responsáveis pela sua recuperação, o terapeuta é apenas um catalisador desse processo.

“Um terapeuta não é alguém a quem você vai para se curar. Um terapeuta é alguém que desencadeia dentro de si, a capacidade para se curar a si mesmo”. – Desconhecido

Treino Personalizado


O principal objectivo no YBM é que o cliente tenha realmente acesso a um treino personalizado e não a uma receita que supostamente funciona para toda a gente.

Toda a programação do treino tem como base uma avaliação da QUALIDADE de movimento do cliente de forma a nunca realizar padrões de movimento disfuncionais ou dolorosos. Desta forma salvaguardo a integridade física e o bem-estar de quem procura treinar comigo.

O treino é o mais individualizado possível tendo em conta o historial, os objectivos, a competência e a capacidade de movimento de cada um. Aqui não há 2 clientes com o mesmo treino, há sempre algo que os distingue e isso vai-se reflectir na programação dos exercícios.

A metodologia do YBM assenta na simplicidade, tentamos exercitar padrões básicos do movimento humano os quais são necessários não só nos mais variados desportos, mas também nas actividades do dia a dia:

  • Agachamento;
  • Levantamento de peso morto;
  • Lunge;
  • Empurrar;
  • Puxar;
  • Padrões de movimento com apoio numa só perna;
  • Controlo do movimento do tronco (core);
  • Carregar pesos;

Em última instância pretendo assegurar a DURABILIDADE dos meus clientes, melhorando a sua capacidade de adaptação ás exigências do quotidiano.

Off Season

A prática desportiva envolve vários parâmetros quantitativos de performance tais como: força, velocidade, resistência, agilidade e potência.

Contudo para que estes factores possam ser potenciados na sua totalidade e com um menor risco de lesão é necessário que os atletas tenham uma base sólida ao nível da qualidade do seu movimento.

Ao longo da época competitiva os padrões fundamentais de movimento têm tendência a degradar-se devido a múltiplos factores:

  • Fadiga (física e mental)
  • Repetição de gestos técnicos unilaterais
  • Lesões (estratégias de movimento de forma a evitar a dor)
  • Compensações neuromusculares (determinados músculos a trabalharem por outros)
  • Restrições articulares (diminuição da amplitude de movimento articular)

As férias por serem um período de paragem constituem uma excelente oportunidade para eliminar ou reduzir problemas de movimento dos atletas, dando-nos a possibilidade de reconstruir os alicerces funcionais que iram suportar as demandas físicas e técnicas ao longo de uma época.

O objectivo essencial deste serviço é melhorar a qualidade de movimento dos atletas para depois sustentar o desenvolvimento dos parâmetros quantitativos de performance.

“O que tu fazes na época de férias determina o que tu fazes na época competitiva” – George Allen

Testemunhos

Vitor Oliveira
Treinador Profissional de Futebol

Foi um prazer trabalhar com o Joel Fernandes. A sua competência, profissionalismo e disponibilidade fazem de si um elemento importante em qualquer projeto que vise o engrandecimento de qualquer instituição.

Ricardo Pessoa
Jogador Profissional de Futebol

Trabalhei com o Joel na época de 2015-2016. Nas avaliações iniciais de pré-época senti dores na região púbica em alguns movimentos básicos. Os sintomas acabaram por se manifestar também durante os treinos.

Jamina Ann da Silva
Terapeuta Holística

Recomendo totalmente o Joel pelo seu excelente profissionalismo e pela pessoa humana que é, confio a 100% no seu trabalho, já frequentei várias vezes e a minha família também, e os resultados são sempre muito positivos! Obrigada Joel e continuação de muito sucesso.

Luís Zambujo
Jogador Profissional de Futebol

Falar do Joel é falar dos melhores da fisioterapia que apanhei na minha vida desportiva, além de ser um grande amigo é um profissional 10 estrelas.

Ver Todos

Contacto