Fisioterapia em Férias

O conceito é muito simples, eliminar as suas dores e melhorar a forma como se move enquanto disfruta de umas merecidas férias. Nada mau, certo?
A base de operações do YBM fica situada na cidade de Portimão no sul de Portugal, inserido no resort Vila Rosa. . Aqui poderá mergulhar na descoberta das belezas naturais desta região, ao mesmo tempo que recupera da lesão que o incomoda e limita a sua qualidade da sua vida.
O YBM tem flexibilidade de horários de forma a adaptar-se da melhor forma ás suas actividades extra-fisioterapia. O objectivo é que possa conciliar da melhor maneira as duas vertentes: Férias e Fisioterapia.
Aqui o que pretendemos é ir atrás da causa dos sintomas e não apenas da sua consequência de forma a eliminar o problema de forma permanente.
Se quer a minha ajuda entre em contacto comigo por telefone (+351 918 230 861) ou email (contact@yourbestmove.pt).
Desprenda-se do seu quotidiano e das suas dores embarcando numa experiência única com benefícios extraordinários para a sua saúde.
Fisioterapia e Reabilitação de Movimento

Excepto em situações de traumatismo, o local da dor não é a causa do problema, é apenas a sua consequência. No YBM o objectivo principal é descobrir a origem do problema e tratá-lo. É nesta premissa que se baseia o meu trabalho, aliando as terapias manuais à prática de movimento como forma de eliminar a dor e optimizar a funcionalidade dos pacientes.
É efectuada uma bateria de testes de movimento que irá desafiar sua a mobilidade e controlo motor, correlacionando o comportamento da dor com o seu perfil de movimento. Esta abordagem individualizada ajuda a descobrir a origem especifica do problema direccionando depois a intervenção terapêutica.
O processo de reabilitação passa pela eliminação de compensações ao nível do controlo motor e compromissos estruturais presentes no corpo, seguindo-se o reforço de padrões movimento que sustentem as alterações que foram introduzidas no sistema neuro-musculo-esquelético.
Procuro resultados de longa duração e não apenas uma breve interrupção dos sintomas. Ensino o paciente a ser parte activa neste processo ajudando-o a desenvolver estratégias ao nível do exercício e ergonomia que o possibilitem experienciar uma vida activa sem dor.
No YBM as pessoas são ensinadas a ajudarem-se a si próprias sendo elas as principais responsáveis pela sua recuperação, o terapeuta é apenas um catalisador desse processo.
“Um terapeuta não é alguém a quem você vai para se curar. Um terapeuta é alguém que desencadeia dentro de si, a capacidade para se curar a si mesmo”. – Desconhecido
Treino Personalizado

O principal objectivo no YBM é que o cliente tenha realmente acesso a um treino personalizado e não a uma receita que supostamente funciona para toda a gente.
Toda a programação do treino tem como base uma avaliação da QUALIDADE de movimento do cliente de forma a nunca realizar padrões de movimento disfuncionais ou dolorosos. Desta forma salvaguardo a integridade física e o bem-estar de quem procura treinar comigo.
O treino é o mais individualizado possível tendo em conta o historial, os objectivos, a competência e a capacidade de movimento de cada um. Aqui não há 2 clientes com o mesmo treino, há sempre algo que os distingue e isso vai-se reflectir na programação dos exercícios.
A metodologia do YBM assenta na simplicidade, tentamos exercitar padrões básicos do movimento humano os quais são necessários não só nos mais variados desportos, mas também nas actividades do dia a dia:
- Agachamento;
- Levantamento de peso morto;
- Lunge;
- Empurrar;
- Puxar;
- Padrões de movimento com apoio numa só perna;
- Controlo do movimento do tronco (core);
- Carregar pesos;
Em última instância pretendo assegurar a DURABILIDADE dos meus clientes, melhorando a sua capacidade de adaptação ás exigências do quotidiano.
Off Season
A prática desportiva envolve vários parâmetros quantitativos de performance tais como: força, velocidade, resistência, agilidade e potência.
Contudo para que estes factores possam ser potenciados na sua totalidade e com um menor risco de lesão é necessário que os atletas tenham uma base sólida ao nível da qualidade do seu movimento.
Ao longo da época competitiva os padrões fundamentais de movimento têm tendência a degradar-se devido a múltiplos factores:
- Fadiga (física e mental)
- Repetição de gestos técnicos unilaterais
- Lesões (estratégias de movimento de forma a evitar a dor)
- Compensações neuromusculares (determinados músculos a trabalharem por outros)
- Restrições articulares (diminuição da amplitude de movimento articular)
As férias por serem um período de paragem constituem uma excelente oportunidade para eliminar ou reduzir problemas de movimento dos atletas, dando-nos a possibilidade de reconstruir os alicerces funcionais que iram suportar as demandas físicas e técnicas ao longo de uma época.
O objectivo essencial deste serviço é melhorar a qualidade de movimento dos atletas para depois sustentar o desenvolvimento dos parâmetros quantitativos de performance.
“O que tu fazes na época de férias determina o que tu fazes na época competitiva” – George Allen